terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dez anos.


- Amanhã faço dez anos. Vou aproveitar bem este meu último dia de nove anos. Pausa, tristeza. - Mamãe, minha alma não tem dez anos. - Quanto tem? - Acho que só uns oito. - Não faz mal, é assim mesmo. - Mas acho que se deviam contar os anos pela alma. A gente dizia: aquele cara morreu com 20 anos de alma. E o cara tinha morrido mas era com 70 anos de corpo. Mais tarde começou a cantar, interrompeu-se e disse: - Estou cantando em minha homenagem. Mas, mamãe, eu não aproveitei bem os meus dez anos de vida. - Aproveitou muito bem. - Não, não quero dizer aproveitar fazendo coisas, fazendo isso e fazendo aquilo. Quero dizer que não fui contente o suficiente. O que é? Você ficou triste? - Não. Vem cá para eu te beijar. - Viu? eu não disse que você ficou triste?! viu quantas vezes me beijou?! quando uma pessoa beija tanto outra é porque está triste.

Clarice Lispector - A Descoberta do Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário