domingo, 26 de setembro de 2010

Domingo é meu inferno astral.


"Duvido que haja algo mais entediante. É dia de descansar, de almoço em família, de ir ao parque: o domingo é benevolente demais. Não tem a malícia do sábado nem a determinação da segunda. É um dia em cima do muro, não é dia de festa nem de trabalho. Nem lá, nem cá. Nem mais, nem menos. Suporto tudo nessa vida, menos as fases transitórias, aquelas onde já abandonamos o lugar em que estávamos mas ainda não chegamos aonde queremos. Viajar de avião, por exemplo. Tem coisa que nos deixe mais sem chão, literalmente? Estrada tem ao menos a paisagem para distrair, e quem quiser sair do carro, sai. Mas você não pode sair de um avião. Nem de um domingo. Sempre desprezei as coisas mornas, as coisas que não provocam ódio nem paixão, as coisas definidas como mais ou menos. (...)
Um filme mais ou menos um livros mais ou menos. Tudo perda de tempo. Viver tem que ser pertubador, é preciso que nossos anjos e demônios sejam despertados, e com eles sua raiva, seu orgulho, seu asco, sua adoração ou seu desprezo. O que não faz você mover um músculo, o que não faz você estremecer, suar, desatinar, não merece fazer parte da sua biografia.
(...) porque as coisas boas e as coisas ruins exigem uma explicação. Coisas mais ou menos estão explicadas por si só. O clima lá em casa não anda mal, mas também não anda muito bem. (...) Não há euforia, mas também ninguém esta triste. Não há bom humor nem mal humor, não há surpresas nem decepções. Se as coisas estivessem ruins, valeria a pena sentarmos para um papo, buscar alternativas, fazer uma terapia.
(...)Eu deveria provocar Gustavo para que ele berrasse um pouco comigo, me atirasse um copo, fizesse a mala e fosse embora de casa. Gustavo deveria me provocar para que eu sentisse ciúmes, revistasse seus bolsos, me preocupasse com seus atrasos. Gustavo e eu deveríamos começar de novo como numa segunda-feira, deveríamos ficar bonitos como num sábado, deveríamos nos amar como fazíamos todos os dias. Ele sabe, eu sei. Está na hora de saltarmos desse domingo em movimento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário